PINA




No ano de 2010, completados e celebrados os 10 anos do Centro das Tradições Mineiras, o Projeto Café com Pão Arte ConFusão, valendo-se de sua atuação com finalidade específica de promover iniciativas artísticas pautadas por conceitos de fortalecimento da cidadania, equidade, colaboração e responsabilidade, apresenta em 2011 o PINA – Ponto de Interações Nas Artes – Dança Teatro Música Audiovisual.

Nome inspirado na atividade criadora da bailarina e coreógrafa alemã Pina Baush (1940 - 2009) que exerce revolucionária influência no pensamento da Dança e do Teatro no terceiro milênio.

PINA é a identidade cultural que traduz, de maneira abrangente, singularidades e coletividades da cultura e das artes contemporâneas.

O Projeto Café com Pão Arte ConFusão prioriza diversos enfoques do aprendizado em Dança, Teatro, Música e Audiovisual, com pesquisa na criação multidisciplinar, onde jovens contribuem na preservação do patrimônio e valorização das práticas ligadas as formas de sentir, pensar e agir sua atualidade, através do conhecimento e do fazer artístico/cultural usufruindo de antigas e novíssimas tecnologias. Sensibilidade essa que implica uma ação educativa que favoreça o desenvolvimento progressivo e em harmonia com todas as dimensões do ser humano: “Não me interessa como os meus bailarinos dançam, mas sim o que os faz dançar” (BAUSCH, 1985).

O Centro das Tradições Mineiras deu lugar ao PINA – Ponto de Interações Nas Artes – Dança Teatro Música Audiovisual, trocou o nome, não mudou de lugar e ampliou ainda mais seus olhares atravessados pela Arte.